Contribuição da Psicopedagogia na Aprendizagem do Aluno Surdo na Escola Regular


    Sabemos que a  psicopedagogia facilita a aprendizagem humana em diferentes ambientes e em diferentes etapas da vida de uma pessoa. O psicopedagogo faz a ponte entre o indivíduo  e o contexto de aprendizagem onde este está inserido .Todas as suas particularidades e sua  atuação no ambiente escolar é de suma importância no que se refere ao acompanhamento dos alunos com dificuldades de aprendizagem, de maneira especial os alunos surdos e as suas especificidades, além de proporcionar  suporte multidisciplinar aos professores e a família . A forma como lidam com cada questão podem fazer a diferença no processo ensino-aprendizagem.

Nesse sentido, família e a escola criam vínculos com esse profissional entendendo a importância do acompanhamento e suas contribuições para a consolidação da aprendizagem desses alunos.

    Atualmente a inclusão do aluno surdo em  turmas regulares é uma realidade presente  nas escolas brasileiras, em cumprimento  à atual política nacional de educação vigente em nosso país.

     Muitas das vezes ainda se encontra presente na grande maioria das escolas o desconhecimento sobre as características de aprendizagem do aluno surdo, somada à  falta ou pouca  interação  desse aluno com as pessoas ouvintes. 
    A dificuldade em fazer com que assuntos trabalhados na escola tenham real compreensão e a preocupação em fazer com que o surdo aprenda, gera constantes dúvidas sobre qual a melhor forma de minimizar essas barreiras.
    Mesmo com o apoio do intérprete  de Libras em tempo integral e o apoio do Atendimento Educacional Especializado (conhecido como Salas de Recursos), existem  alunos que demonstram menor desenvolvimento das   habilidades e percepções necessárias a aprendizagem e tais situações requerem a atuação de um profissional multidisciplinar que ofereça suporte à equipe pedagógica, bem como à família do aluno, estabelecendo um trabalho efetivo para a construção das habilidades e percepções citadas.
    O caminho para uma aprendizagem eficiente passa pelo reconhecimento  e incentivo do trabalho multidisciplinar, em especial o psicopedagogo, que nesse contexto educacional, pode fazer a diferença no processo ensino-aprendizagem,  orientando  a equipe pedagógica a conhecer bem  as especificidades do aluno surdo e assim  facilitar a aprendizagem do aluno surdo, além de oferecer a família a oportunidade de participar efetivamente do desenvolvimento acadêmico do aluno.


Extraído de "Contribuição da Psicopedagogia na  Aprendizagem do Aluno Surdo na Escola Regular," Trabalho do Conclusão de Curso apresentado por mim, para a obtenção de especialização Lato Sensu em Psicopedagogia.



Phedagogika.mente

Meu nome é Elisabete Miranda de Oliveira. Atuo no magistério há 37 anos, em diferentes níveis e funções. Acredito que o nosso conhecimento deve ser compartilhado ,pois se não for assim, torna-se inútil.

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