Sabemos que a psicopedagogia facilita a aprendizagem humana em diferentes ambientes e em diferentes etapas da vida de uma pessoa. O psicopedagogo faz a ponte entre o indivíduo e o contexto de aprendizagem onde este está inserido .Todas as suas particularidades e sua atuação no ambiente escolar é de suma importância no que se refere ao acompanhamento dos alunos com dificuldades de aprendizagem, de maneira especial os alunos surdos e as suas especificidades, além de proporcionar suporte multidisciplinar aos professores e a família . A forma como lidam com cada questão podem fazer a diferença no processo ensino-aprendizagem.
Nesse sentido, família e a escola criam vínculos com esse profissional entendendo a importância do acompanhamento e suas contribuições para a consolidação da aprendizagem desses alunos.
Atualmente a inclusão do aluno surdo em turmas regulares é uma realidade presente nas escolas brasileiras, em cumprimento à atual política nacional de educação vigente em nosso país.
Muitas das vezes ainda se encontra presente na grande maioria das escolas o desconhecimento sobre as características de aprendizagem do aluno surdo, somada à falta ou pouca interação desse aluno com as pessoas ouvintes.
A dificuldade em fazer com que assuntos trabalhados na escola tenham real compreensão e a preocupação em fazer com que o surdo aprenda, gera constantes dúvidas sobre qual a melhor forma de minimizar essas barreiras.
Mesmo com o apoio do intérprete de Libras em tempo integral e o apoio do Atendimento Educacional Especializado (conhecido como Salas de Recursos), existem alunos que demonstram menor desenvolvimento das habilidades e percepções necessárias a aprendizagem e tais situações requerem a atuação de um profissional multidisciplinar que ofereça suporte à equipe pedagógica, bem como à família do aluno, estabelecendo um trabalho efetivo para a construção das habilidades e percepções citadas.
O caminho para uma aprendizagem eficiente passa pelo reconhecimento e incentivo do trabalho multidisciplinar, em especial o psicopedagogo, que nesse contexto educacional, pode fazer a diferença no processo ensino-aprendizagem, orientando a equipe pedagógica a conhecer bem as especificidades do aluno surdo e assim facilitar a aprendizagem do aluno surdo, além de oferecer a família a oportunidade de participar efetivamente do desenvolvimento acadêmico do aluno.
Extraído de "Contribuição da Psicopedagogia na Aprendizagem do Aluno Surdo na Escola Regular," Trabalho do Conclusão de Curso apresentado por mim, para a obtenção de especialização Lato Sensu em Psicopedagogia.