Educação
As normas jurídicas funcionam como uma diretriz para direcionar e estruturar uma sociedade, assegurando os direitos de todos os indivíduos. No âmbito educacional, essas normas garantem a implementação das políticas públicas em suas diversas instâncias, seja no nível federal, estadual ou municipal. Tais políticas têm um efeito direto em cada sistema de ensino, ampliando o acesso à educação e reduzindo as dificuldades que possam surgir. Ao nos familiarizarmos com a legislação que abrange a educação especial e inclusiva, conseguimos entender quais direitos são assegurados a esse grupo e aos profissionais que atuam nessa área.
LBI Lei Brasileira de Inclusão
Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015.
Lei de LIBRAS
Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002.
Disponibiliza a Língua Brasileira de Sinais e tornar a LIBRAS a língua nativa oficial dos surdos. Portanto, o português passa a ser sua segunda língua. Esse é motivo de muitos questionamentos de pessoas que ainda não conhecem a comunidade Surda, e um dos nossos objetivos como educadores é educar e informar as pessoas sobre a LIBRAS como principal meio de comunicação, principalmente na família, que é o seu primeiro grupo social.
A lei de LIBRAS é regulamentada por vários dispositivos:
- Decreto 5.626/2005: Exige a educação bilíngue, ou seja, o ensino de Libras e da língua portuguesa escrita.
- Lei 12.319/2010: Regulamenta a profissão de Tradutor e Intérprete de Libras.
Decreto nº 10.502, de 30 de setembro de 2020
Institui a Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com aprendizado ao longo da vida.
Revogado pelo decreto Nº 11.370, DE 1º DE janeiro de 2023
Lei nº 14.126, de 22 de março de 2021
Classifica a visão monocular como deficiência sensorial, tipo visual.
Resolução n°4, de 02 de outubro de 2009
Institui diretrizes operacionais para o Atendimento Educacional Especializado (AEE).
Lei nº 127.645, de 27 de dezembro de 2012
Institui a Política Nacional de proteção dos direitos da pessoa com Transtorno do Espectro Autista.
Lei nº 13.977, de 8 de janeiro de 2020 (Lei Berenice Piana)
Institui a carteira de identificação das pessoas com Transtorno do Espectro Autista.
Lei nº 7.391, de 31 de maio de 2022
Institui a inclusão de LIBRAS no currículo escolar da prefeitura do Rio de Janeiro.
Declaração de Salamanca
Sobre Princípios, Políticas e Práticas na Área das Necessidades Educativas Especiais.
Lei nº 14.254 , de 30 de novembro de 2021
Dispõe sobre o acompanhamento integral para educandos com dislexia ou Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) ou outro transtorno de aprendizagem.
DECRETO Nº 11.370, DE 1º DE JANEIRO DE 2023
Reitera o compromisso da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da Organização das Nações Unidas (ONU).
Lei nº 14.624 , de 17 de julho de 2023
Institui o uso do cordão de fita com desenho de girassóis para identificar pessoa com deficiência oculta.
Lei nº 75.017 , de 12 de setembro de 2022
Dispõe sobre a proibição de cobrança de taxa adicional para alunos com deficiência na rede de ensino privado, no âmbito do município do Rio de JANEIRO.