Perguntas e Respostas II



Como avaliar um aluno incluído?

      

  1. Será que ele aprendeu mesmo?

 Todo  aluno incluído na rede regular de ensino é avaliado com base em suas potencialidades, ou seja:
  • de que forma ele apreendeu o que lhe foi ensinado?  
  • sabe utilizar  com autonomias tecnologias assistivas que lhes foram disponibilizadas?
  • comparado ao período anterior, obteve avanços ?
  • demonstrou alguma mudança social ou emocional significativa?

2. A prova adaptada da Sala de Recursos é aceita como avaliação?

      Ter  Atendimento Educacional Especializado (AEE ou Sala de Recursos) é direito do aluno com deficiente incluído em turmas regulares, e perpassa os níveis de ensino.  Tem o objetivo de complementar ou suplementar pedagogicamente o aluno incluído. Ao  professor que atua neste espaço compete a responsabilidade de  elaborar materiais individuais e adequados à especificidade de cada aluno, incluindo as avaliações.


3.Posso dar conceito abaixo da média para um aluno com deficiência?

    Faz parte de nossa atribuição apreciar os resultados obtidos por cada aluno, tendo como parâmetro as metas que foram elaboradas, seja por nós, pela instituição ou rede de ensino.
A avaliação do aluno incluído leva  em consideração o seu  caminhar pedagógico , sempre em harmonia com PEI ( Plano de Ensino Individualizado),que é elaborado pelo AEE.



Phedagogika.mente

Meu nome é Elisabete Miranda de Oliveira. Atuo no magistério há 37 anos, em diferentes níveis e funções. Acredito que o nosso conhecimento deve ser compartilhado ,pois se não for assim, torna-se inútil.

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