Educadores Inclusivos


 


Helena Antipoff nasceu em 25 de março de 1892 na cidade de Grodno , localizada na província de Minsk, então pertencente ao império da Rússia .Fez então estudos superiores em Psicologia e Educação em Paris (1910-1912) e Genebra (1912-1914). Voltou à Rússia em 1917, casando-se e tendo um filho. Retornou à Genebra em 1924,tornando-se assistente de Édouard Claparède , lecionando Psicologia .Em 1929, aceitou convite do governo de Minas Gerais, Brasil, para dirigir o Laboratório de Psicologia da Escola de Aperfeiçoamento de Professores de Belo Horizonte , desenvolvendo extenso trabalho nas áreas de Psicologia e Educação. eu trabalho é respeitado pelo pioneirismo na orientação socioconstrutivista em Psicologia e pelo caráter humanista e politicamente informado de suas iniciativas.

Fonte: https://cdpha.pro.br/helena-antipoff/


                                                   


Johann Heinrich Pestalozzi nasceu em 1746 em Zurique, na Suíça. Abandonou os estudos ainda cedo, para se dedicar a ajudar as crianças carentes. Influenciados por suas ideias de acolhimento e afeto, muitas associações de apoio surgiram em vários lugares do Brasil, chamadas de "Associações Pestallozzi", cuja misssão é  “garantir a qualidade de vida das pessoas com necessidades especiais através da articulação de ações em defesa dos seus direitos e da construção de sua cidadania”.

Fonte:https://pestalozzigoiania.org/historia-da-pestalozzi/



                                             

Célestin Freinet nasceu na França,em 1896 foi um pedagogo  francês, uma importante referência da pedagogia de sua época, cujas propostas continuam a ter grande ressonância na educação dos dias atuais.

Começou a desenvolver seus métodos de ensino identificado com a corrente da Escola Nova. Primeiramente estimulou seus alunos a elaborarem textos para serem publicados em um jornal escolar, que substituitiam os livros didáticos.

 Em 1924, Freinet criou uma cooperativa de trabalho com professores de sua aldeia,que suscitou o movimento da Escola Moderna na França. Seus métodos de ensino causavam desconfiança, e por esse motivo foi dispensado de suas funções como professor.

Na década de 1930, a escola de Freinet é oficialmente aberta, e, juntamente com Romain Rolland, ele lança o projeto Frente da Infância.

A proposta de ensino de Freinet é baseada em investigações sobre a maneira de pensar da criança, e como o seu conhecimento é construído. Por esse motivo, as intervenções feitas pelo professor são primordiais para a aprendizagem. As práticas atuais de jornal escolar, troca de correspondência, trabalhos em grupo, aula-passeio são ideias defendidas e aplicadas por Freinet desde a década de 1920.

Fonte:https://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A9lestin_Freinet



                                          

Maria Teesa Eglér Mantoan é pedagoga, mestre e doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas  (UNICAMP).
Mantoan define a educação inclusiva como um modelo de educação que integrar todas as crianças sem fazer nenhuma distinção, e as escolas regulares que são inclusivas propõe uma organização no sistema educacional para que possar atender as necessidades apresentadas pelos alunos deficientes.23 de ago. de 2022
O modelo de educação inclusiva defendido por Mantoan é que a escola atenda a todas as crianças sem fazer distinção, porém com uma reorganização que atenda às necessidades apresentadas pelos alunos com deficiência.
Seu pensamento pode ser sintetizado na frase: “Para educar, é preciso ter muita perseverança. Também é necessário ter uma elevada expectativa em relação ao potencial dos alunos. Temos que acreditar que todos têm grande capacidade de transformação e desenvolvimento”.
Fonte:https://portal.dados.unicamp.br/perfilorigem=&docente=304953&sigla_unidade=&nome_unidade=&nome_programa=%20Resid%C3%AAncia%20M%C3%A9dica
https://inclusaoja.com.br/2011/03/23/maria-teresa-mantoan-e-laureada-com-a-ordem-nacional-do-merito-portal-unicamp/#:~:text=%E2%80%9CPara%20educar%2C%20%C3%A9%20preciso%20ter,transforma%C3%A7%C3%A3o%20e%20desenvolvimento%E2%80%9D%2C%20ensina.





Phedagogika.mente

Meu nome é Elisabete Miranda de Oliveira. Atuo no magistério há 37 anos, em diferentes níveis e funções. Acredito que o nosso conhecimento deve ser compartilhado ,pois se não for assim, torna-se inútil.

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