Fonte: https://cdpha.pro.br/helena-antipoff/
Johann Heinrich Pestalozzi nasceu em 1746 em Zurique, na Suíça. Abandonou os estudos ainda cedo, para se dedicar a ajudar as crianças carentes. Influenciados por suas ideias de acolhimento e afeto, muitas associações de apoio surgiram em vários lugares do Brasil, chamadas de "Associações Pestallozzi", cuja misssão é “garantir a qualidade de vida das pessoas com necessidades especiais através da articulação de ações em defesa dos seus direitos e da construção de sua cidadania”.
Fonte:https://pestalozzigoiania.org/historia-da-pestalozzi/
Célestin Freinet nasceu na França,em 1896 foi um pedagogo francês, uma importante referência da pedagogia de sua época, cujas propostas continuam a ter grande ressonância na educação dos dias atuais.
Começou a desenvolver seus métodos de ensino identificado com a corrente da Escola Nova. Primeiramente estimulou seus alunos a elaborarem textos para serem publicados em um jornal escolar, que substituitiam os livros didáticos.
Em 1924, Freinet criou uma cooperativa de trabalho com professores de sua aldeia,que suscitou o movimento da Escola Moderna na França. Seus métodos de ensino causavam desconfiança, e por esse motivo foi dispensado de suas funções como professor.
Na década de 1930, a escola de Freinet é oficialmente aberta, e, juntamente com Romain Rolland, ele lança o projeto Frente da Infância.
A proposta de ensino de Freinet é baseada em investigações sobre a maneira de pensar da criança, e como o seu conhecimento é construído. Por esse motivo, as intervenções feitas pelo professor são primordiais para a aprendizagem. As práticas atuais de jornal escolar, troca de correspondência, trabalhos em grupo, aula-passeio são ideias defendidas e aplicadas por Freinet desde a década de 1920.
Fonte:https://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A9lestin_Freinet
Mantoan define a educação inclusiva como um modelo de educação que integrar todas as crianças sem fazer nenhuma distinção, e as escolas regulares que são inclusivas propõe uma organização no sistema educacional para que possar atender as necessidades apresentadas pelos alunos deficientes.23 de ago. de 2022
O modelo de educação inclusiva defendido por Mantoan é que a escola atenda a todas as crianças sem fazer distinção, porém com uma reorganização que atenda às necessidades apresentadas pelos alunos com deficiência.
Seu pensamento pode ser sintetizado na frase: “Para educar, é preciso ter muita perseverança. Também é necessário ter uma elevada expectativa em relação ao potencial dos alunos. Temos que acreditar que todos têm grande capacidade de transformação e desenvolvimento”.