TEA

Sabe quando você percebe que algo está mudando?
O estudante tem um diagnóstico de autismo, mas percebe-se que ele não aparenta ser autista.
um autista tradicional? O médico se enganou no laudo? O que ocorre é que a nossa memória coletiva, sem intenção, nos faz associar à imagem estereotipada do autista (aquele indivíduo que possui movimentos regulatórios, não fala e possui algumas manias, além de ser pouco sociável).

Caro professor, hoje em dia, a criança com autismo integra um espectro.

Mas o que isso representa?

Entendamos?

Para que uma criança seja identificada com um distúrbio, ela deve ser examinada por um médico psiquiatra, que fundamenta seu diagnóstico em suas observações e relatos de familiares, cuidadores e a comunidade escolar.

Dentre essas possibilidades de diagnóstico temos:
  • Transtorno Invasivo do Desenvolvimento sem nenhuma especificação(TDI)
  • Transtorno de Asperger
  • Transtorno Desintegrativo da Infância (TDI)



Agora compreendemos por que o espectro do autismo se expandiu tanto e nossos alunos, apesar de nem sempre apresentarem as estereotipias mais comuns, estão inseridos no espectro do autismo.
O essencial disso tudo é que cada estudante é único, com oportunidades de desenvolvimento distintas, e quando conseguimos estabelecer uma conexão de comunicação, o processo de aprendizado se torna mais eficaz.


Nota:
"O código da CID-11 para o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é 6A02A CID-11 unificou os diagnósticos de autismo, que antes estavam classificados separadamente na CID-10. A mudança simplificou o diagnóstico e o acesso a serviços de saúde. 
A CID-11 também permite subdivisões do TEA com base em prejuízos na linguagem e na cognição. Por exemplo, o código 6A02.0 é para o TEA sem Transtorno do Desenvolvimento Intelectual e com leve ou nenhum comprometimento da linguagem funcional. 
A CID-11 entrou em vigor em 1º de janeiro de 2022. Os diagnósticos anteriores continuam valendo, a menos que alguma legislação exija a atualização."                                                                       
Visão geral criada por IA
Isto destina-se apenas a fins informativos. Para receber aconselhamento ou diagnóstico médico, consulte um profissional. A IA generativa é experimental.

Phedagogika.mente

Meu nome é Elisabete Miranda de Oliveira. Atuo no magistério há 37 anos, em diferentes níveis e funções. Acredito que o nosso conhecimento deve ser compartilhado ,pois se não for assim, torna-se inútil.

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