Janeiro branco para um ano saudável

 

Janeiro Branco para um ano saudável

Janeiro é um mês muito esperado pelos educadores, pois, no Brasil, é quando ocorre oficialmente o período de descanso escolar.

Curiosamente, nesse mês também acontece o movimento Janeiro Branco, criado pelo psicólogo Leonardo Abrahão. Esse movimento  tem o objetivo de "sensibilizar a população para a importância do bem-estar psicológico e estimular a busca por cuidados especializados quando necessários".

Nesse sentido, o janeiro branco compartilha várias semelhanças com a Educação Inclusiva, uma vez que ao longo de um ano letivo temos a oportunidade de conviver com um número significativo de alunos atípicos. Essa interação fortalece os vínculos afetivos entre os alunos e suas famílias. Podemos afirmar que nos tornamos parte da trajetória do aluno, compreendendo e enfrentando as diversas situações que aparecem na vida das famílias atípicas. Observamos e lidamos com questões que se entrelaçam e, ao mesmo tempo, impactam diretamente nossa prática educativa.

Como resistir a essas peculiaridades que perturbam nosso dia a dia?

Observação, atenção e cuidado

A prática da auto-observação deve ser integrada ao nosso cotidiano. Questões emocionais não resolvidas e traumas não tratados podem se manifestar como doenças psicossomáticas, ocasionando dores, inflamações e diversos desequilíbrios emocionais, entre outros. É essencial prestar atenção aos sinais que o corpo nos envia. Muitas vezes, estamos tão envolvidos em nossas obrigações que não reconhecemos nosso estado de saúde debilitado. Geralmente, quem percebe nosso mal-estar é um familiar ou amigo próximo, que nos avisa: "tome cuidado!". Não negligencie essas observações! Quando alguém nota que não estamos bem, é importante considerar a busca por ajuda.

Prestar atenção aos sentimentos que absorvemos é um componente essencial do nosso processo de autoproteção. Definir limites nos relacionamentos, cuidar de si mesmo, ter momentos de lazer e buscar maneiras de aliviar o estresse cotidiano podem ser grandes aliados na manutenção da saúde mental, tanto no contexto escolar quanto fora dele.

Cuidado com  as crenças limitantes, que são aqueles  pensamentos  em que nos subestimamos por algum motivo, e acabamos aceitando e acreditando que não somos capazes de progredir em determinados aspectos da nossa vida. De acordo com Carl Rogers, "Não existe transformação se não conseguirmos nos aceitar como somos." Entender nossos pensamentos e ponderar sobre eles com certeza contribuirão para o nosso desenvolvimento emocional.

Professor(a), comecemos o ano letivo dando importância ao nosso bem-estar geral, já que ainda somos modelos para diversos grupos sociais e nossas atitudes influenciam a vida individual de cada estudante.

"O que vemos muda o que sabemos.
  O que sabemos muda o que vemos."
Jean Piaget


Fontes:

https://www.gov.br/cetene/pt-br/assuntos/noticias/janeiro-branco-uma-reflexao-sobre-a-importancia-da-saude-mental

https://iptc.net.br/carl-rogers/





Phedagogika.mente

Meu nome é Elisabete Miranda de Oliveira. Atuo no magistério há 37 anos, em diferentes níveis e funções. Acredito que o nosso conhecimento deve ser compartilhado ,pois se não for assim, torna-se inútil.

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