"Se guerras nascem no espírito dos homens, é no espírito dos homens que devem ser erguidos os baluartes da paz." (UNESCO)
Desde o final do século passado presenciamos o avanço do desenvolvimento tecnológico em todos os campos do conhecimento humano, levando o indivíduo na maioria das vezes a um afastamento das relações interpessoais, e em consequência, uma solidão social jamais vista em outros tempos. Da maneira como são utilizados, os meios de comunicação também ajudam a construir crenças ilusórias em torno da ideia de paz, se contrapondo à violência dos nossos dias.
A falta de preparo em lidar com situações negativas do cotidiano (frustração, negação, perdas) leva o homem a sair com facilidade de seu equilíbrio interior e acaba gerando atitudes destrutivas ao seu redor, que se traduzem em violência nas mais variadas formas, sejam elas social, ecológica ou física.
É importante observar o papel da escola e mais precisamente do PROFESSOR, principalmente das classes infantis . Ele torna-se fundamental na tentativa de despertar a construção de valores na sociedade. Atua como elemento formador de valores no ser humano e não como simples repassador de conhecimentos, pois ele faz das relações pessoais bem sucedidas a base para a construção dos sentimentos valorosos, tais como respeito, segurança e amor ao próximo. Tais valores devem ser trabalhados constantemente a partir das primeiras relações interpessoais do indivíduo e certamente devem ser estendidos a toda a equipe pedagógica, para que sejam vivenciadas e colocadas em prática. Só assim poderão surtir o efeito esperado.
A partir dessa perspectiva, o processo educacional passa a ser encarado como mais um elemento de transformação do ser humano, e não como padronização de ensinos acadêmicos sem sentido.
Em tempo atuais de guerras e rumores de guerras ,precisamos revisar crenças e estabelecer novas metas para se alcançar valores éticos e morais de uma criança. Respeitar a individualidade humana e promover a justiça social e a solidariedade e a cidadania são posturas básicas em uma política de educação e de apoio para a paz.
A comunidade educacional deve eleger novas maneiras de promover uma intensificação dos valores morais e éticos para que o professor, em permanente contato com os alunos em fase de escolaridade possam se apropriar de tais teorias e estabelecer metas de trabalho levando em consideração a educação integral do individuo .
Revisar crenças, estabelecer novas metas para a formação de valores éticos e morais de uma criança, respeitar a individualidade humana, promover a justiça social, e solidariedade e a cidadania são procedimentos básicos em uma política de educação para a paz e deveriam ser mais valorizados em um espaço educacional.
" Aparte-se do mal e faça o bem. Busque a paz, e siga-a". 1Pe 3:11
Partes desse artigo foram retiradas do meu trabalho de conclusão de curso para obtenção de graduação em Pedagogia sob o tema 'EDUCAÇÃO PARA A PAZ EM TEMPOS DE GUERRA" orientado pela profa Ms Joy Costa Mattos.