Considerada uma epidemia no meio educacional e sendo objeto de estudo há pouco tempo, ainda é desafiador avaliar o desenvolvimento do Burnout em diferentes profissões. No entanto, as transformações sociais das últimas décadas alteraram a cultura e os interesses dos estudantes, aumentaram a violência nas áreas urbanas e diversificaram e intensificaram o acesso à informação, elementos que adentraram as escolas e se tornaram fatores estressores para os professores.
Como parte de um projeto de pesquisa, conduzimos um estudo com um grupo de professores com o objetivo de identificar os estressores presentes no ambiente de trabalho e sua relação com o desenvolvimento do Burnout. Após a identificação desses estressores, elaboramos um material informativo que serve como orientação para a terapia laboral, com o intuito de minimizar as situações de estresse vivenciadas no ambiente escolar.
Os professores receberam um convite para participar do levantamento de dados de maneira voluntária, no qual foram informados sobre a proposta do projeto. Decidimos realizar esse levantamento de forma online, sem a necessidade de participação direta dos envolvidos, para proteger suas identidades.
Com as respostas que recebemos, elaboramos um guia simples contendo sugestões para aliviar o estresse, o qual foi encaminhado aos professores que participaram da pesquisa.
Perfil dos professores que responderam à pesquisa:
- 62% está na faixa etária entre 45 e 55 anos e exerce o magistério há mais de vinte e cinco anos.
- 75% trabalha diretamente com os alunos em sala de aula( docência) e maioria não possui outra atividade diferente do magistério.
Também pudemos observar que a qualidade do sono da maioria dos entrevistados está comprometida, podendo ser um dos elementos desencadeadores de estresse dentro do ambiente de trabalho.
Foram identificados os seguintes fatores estressores:
- Indiferença, indisciplina, abuso
- Muitas demandas e professores resistentes a novas formas de ensino
- Conflitos, pressão na entrega de ações e falta de comprometimento
- Desinteresse, desvalorização e desrespeito
- Pré COC
- Alunos gritando, trabalho em tempo recorde e os alunos achando que podem fazer o que querem, cheios de direitos e nenhum dever.
- Desinteresse, falta de conhecimentos básicos do aluno, cobranças
- Carga horária em excesso, desrespeito dos alunos, salário incompatÃvel
- Baixa frequência, desinteresse dos alunos e celular.
- Violência, falta de material